Sobre o período

Com o fim das guerras napoleônicas, um período de relativa paz e tranquilidade econômica se estabeleceu nos países da Europa Central. Do consequente crescimento da classe média, um movimento artístico e cultural começou a se manifestar dentro do âmbito doméstico, exercendo forte influência na música, literatura, artes plásticas, design de interiores, moda e arquitetura. Criticado por muitos como “caseiro” e conservador, mais do que um estilo, era um estado de espírito dentro do primeiro Romantismo, cujas características de simplicidade, elegância discreta, funcionalidade e delicadeza foram resumidas em uma única palavra: Biedermeier.
Biedermeier foi um nome criado a partir de dois personagens fictícios que parodiavam a época: os senhores Biedermann e Bummelmaier. Da junção do prefixo do primeiro com o sufixo do segundo, surgiu o senhor Biedermaier (até 1869 escrito “maier” no lugar de “meier”), personagem baseado em uma pessoa real, professor de uma aldeia da Suábia (região do Sul da Alemanha) com aspirações poéticas e cuja simplicidade, aversão política, conservadorismo e mesquinhez eram caricaturados. Na verdade, somente após 1900 o termo deixou de ser pejorativo e passou a assumir um caráter neutro para definir essas manifestações artísticas e culturais da pequena burguesia.
Na música, muitas vezes prefere-se utilizar os termos Primeiro Romantismo ou Romantismo Inicial para se referir às composições enquadradas dentro desse contexto e vários grandes compositores como o jovem Beethoven, Weber, Mendelssohn, Schubert e Schumann possuem obras que exteriorizam muito bem esse estado de espírito.
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