aguitarraromantica

Max Riccio

Max Riccio é Bachael em violão pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde estudou com Paulo Pedrassoli e Mestre pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-Rio), onde foi orientado por Nicolas de Souza Barros e Ermelinda Paz. Seu mestrado se concluiu com a elaboração e publicação do método didático “O violão entrou na roda – Um guia prático para principiantes”, considerado inovador como método de ensino e rendendo-lhe diversos convites para conferências e workshops nas mais importantes universidades e em vários festivais por todo o Brasil.

Vem participando como solista e camerista em diversos festivais e eventos importantes como a IV Mostra Internacional de Violão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015) e a XIII Mostra Internacional Fred Schneiter (2016), em gravações radiofônicas e televisivas, entre as quais a estreia de obras de Quincas Laranjeiras (Rádio MEC FM) e gravações de trilhas sonoras para novelas da Rede Globo, onde tocou Oud.

Iniciou o estudo da música com o repertório popular, mas logo voltou sua atenção à música erudita. Desde sempre em contato com diversos instrumentos da família do violão e cultivando um grande interesse pela diversidade de timbres e sotaques, em 2012 iniciou sua paixão pela guitarra romântica, quando adquiriu uma cópia de um modelo Lacôte. A partir daí começou a pesquisar obras originais e arranjos para o instrumento, sempre buscando uma leitura pessoal do pensamento estético do primeiro Romantismo.