rubens

Rubens Küffer

Rubens Küffer é Bacharel em flauta doce pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, onde participou da classe do professor Ruy Wanderley e Mestre pela Staatliche Musikhochschule Karlsruhe (Alemanha), onde foi orientado pelo professor Karel van Steenhoven. Também estudou com Michael Form em Basel (Suíça).

Se apresentou como solista e em diferentes formações camerísticas na Alemanha, Brasil, Itália, Portugal e Suiça.

Durante toda a sua carreira, sempre se dedicou à Música Antiga, particularmente ao período Barroco. No final de 2013, no entanto, após ter adquirido seu primeiro flageolet francês original com sistema Boehm, decidiu se concentrar no período histórico que sempre foi sua maior paixão: o Romantismo. Desde então se dedica ao trabalho pioneiro de dar nova vida a instrumentos como o csakan e o flageolet francês, trazendo de volta à luz seus respectivos repertórios, redescobrindo técnicas de execução e concepções artísticas que haviam caído no esquecimento, além da restauração de instrumentos originais. Tem desenvolvido protótipos com tecnologia 3D junto à equipe 3DEW (3D Early Winds), especialmente em colaboração com o engenheiro e designer 3D Federico Xiccato.

Desde 2018 vive na Itália, onde vem dedicando todas as suas forças ao trabalho de divulgação desses instrumentos românticos através de palestras-concertos nos maiores conservatórios italianos e, pela primeira vez na história da música, dando masterclasses no Curso Internacional de Música Antiga em Romano Canavese.